20 de março de 2011

Cães que comeram os dedos de seus tutores: altruístas, ou simplesmente com fome?

Em agosto de 2010, um Jack Russell Terrier em Michigan, se destacou na imprensa norte americana por mastigar e comer um dos dedos do pé de seu tutor que encontrava-se desmaiado e bêbado. No hospital, na manhã seguinte, os médicos descobriram que o homem tinha diabetes, seu dedo estava completamente necrosado, e o ato de Kiko pode ter salvado a vida do seu tutor.

Uma história estranha na verdade, mas não tão estranha para que se repita. Semanas atrás em 2 de março, um homem de Oregon, E.U.A., também diabético, teve seu dedo mastigado por seu cão.  Os dedos estavam dormentes e com gangrena - desta vez, três deles - enquanto ele dormia. De acordo com Lee Bartolomeu, responsável pelo controle animal local, o cão estava "agindo em seu instinto para ajudar a remover o dedo com problemas."

Mas os cães realmente têm um instinto que lhes diz para amputar a carne necrosada ​​e prejudiciais de seus tutores? Ou, pelo contrário, são apenas oportunistas esperando pelo dia em que seu corpo e membros fiquem dormentes para que eles possam devorá-los como um petisco na calada da noite? Mais de 77 milhões de cães são mantidos como animais de estimação nos E.U.A., com certeza essa é uma questão para se perguntar.

"Eu tive um interesse por esse assunto há muito tempo", Nicholas Dodman, um importante veterinário comportamentalista e professor da Cummings School of Veterinary Medicine na Tufts University, falou com a Life's Little Mysteries.  Dodman tem cinco livros publicados sobre  comportamento de cães e gatos, incluindo o best-seller “If Only They Could Speak” (W.W. Norton & Co. 2002 "(Se eles pudessem falar).

"Às vezes, os cães parecem ser altruístas, mas é uma tarefa difícil de se provar . O fato principal é que a necrose dos dedos, provavelmente, tinha um cheiro atraente para o cão que naturalmente se alimenta de carne morta ", disse Dodman . Eu não acho que foi altruísta. O cão não sabia que estava necrosando e tentou ajudar o proprietário. Era só cheirar e comer. Um cão possui um sentido de olfato absolutamente extraordinário", disse Dodman. "Segundo alguns artigos os cães têm um bilhão de células olfativas no focinho , em comparação com os nossos 12 milhões. Cães sabujos têm ainda mais, e pode até mesmo sentir a diferença entre odores de gêmeos idênticos. Eles certamente sentem o cheiro quando há algo estranho, como um dedo necrosado ou um tumor. Este cão mastigou algo que cheirava diferente, mas afinal era a carne.”

"Não houve reação durante o ato, já que a pessoa estava praticamente em coma", acrescentou Dodman.  “Então, o cachorro continuou mastigando e comendo. Os cães não estavam se comportando mal de propósito na verdade, um estudo recente mostrou que os cães provavelmente não entendem o mau comportamento como um conceito separado de punição. Os cães nesse caso estavam comendo e não estavam sendo punidos, não estavam se sentindo culpados. Eles só estavam com fome”.

"Se alguém com um animal de estimação morre em sua casa, há uma chance razoável de que o cão irá comer parte dessa pessoa", disse Dodman.

Fonte: www.livescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário