11 de abril de 2011

Por que tantos cães com problemas comportamentais?

PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS COMPORTAMENTAIS CANINOS

por Paulo Deslandes:

É extremamente comum, em minhas consultas comportamentais, os tutores, não compreenderem o porquê dos cães desenvolverem comportamentos estranhos já que os mesmos recebem muito amor e carinho. O conhecimento sobre comportamento dos cães necessita urgentemente que seja esclarecido a todos as pessoas que tem companhia desses animais em sua residência. Nossos amigos de quatro patas possuem necessidades muito além de apenas amor e carinho. Classificações como “cães ideais para apartamento” levam as pessoas acreditarem que um animal confinado dentro de uma casa, ou apartamento, somado com muitas regalias “ideais” dentro de uma visão humana são mais que suficientes para o bem estar canino. Dentro de nossas residências temos um bom livro para ler, acesso a internet, jogos, televisão e mesmo assim essa rotina se torna desagradável se não sairmos desse ambiente. E os amigos caninos? O que eles têm pra fazer? O que realmente eles necessitam para se tornarem verdadeiramente felizes?

 Para começarmos a compreender, primeiramente, temos que nos abdicar de sermos humanos e tentar ao máximo entender a visão do cão. Desvios de comportamentos ligados ao estresse são, talvez, relativamente novos nos cães. A falta de tempo para lidar com um animal de características sociais é o primeiro erro que cometemos. Se não tivermos horas do dia reservado a se dedicar ao amigo canino, por mais mimos que possa dar, o seu animal vai ser infeliz, e conseqüentemente desenvolverá comportamentos anormais. Existem vários comportamentos ligados ao estresse: agressividade, ansiedade generalizada, ansiedade de separação, comportamentos destrutivos, coprofagia, fobias, transtornos compulsivos diversos. E todos eles poderiam ter sido evitados com uma imposição de rotina na vida do animal. Cães amam rotinas!

Programem seu dia levando em conta as necessidades dos cães. Reserve tempo para caminhar com seu amigo, socialize-os o quanto puder com os outros cães, aprenda técnicas de enriquecimento ambiental para deixar o seu lar agradável para eles também. Se nos preocuparmos em impor na rotina canina esses elementos básicos, diariamente, desde filhotinhos, dificilmente desenvolverão desvios de comportamentos. Agora se não houver possibilidade no seu dia a dia de suprir essas necessidades é melhor pensar se realmente está apto a dividir seu lar com um cão.

Artigo publicado nas Revista Pequenos Cães, 2010.
(Direitos autorais: O texto somente poderá ser reproduzido com a autorização do autor)

Um comentário:

  1. As pessoas acham que os seus cães devem entrar na sua rotina e não o contrário. O cão fica infeliz e dizem que o problema é de comportamento. Acho que as pessoas que realmente gostam de seus bichos acabam percebendo que o importante é o animal e os problemas acabam nem aparecendo...

    ResponderExcluir