31 de julho de 2011

Reflexão I

Trecho retirado do livro: Lições de uma cachorro livre-pensante - Ted Kerasote:


..." Nosso controle sobre entrar e sair, comer, sobre água, eliminação e lazer - reduzimos nossos os cachorros a um estado de rendição silenciosa, uma versão mais branda de síndrome de Estocolmo, que recebeu esse nome pelo assalto a banco em Normalmstorg de 1973, durante o qual dois ex-prisioneiros mantiveram quatro bancários reféns por cinco dias. As vítimas ficaram emocionalmente ligadas a seus captores, e subconsequentemente os defenderam depois de serem liberadas. Duas das mulheres chegaram a ficar noivas de dois dos ladrões.

Esse incidente provocou muita pesquisa social para descobrir se a reação dos reféns foi um acidente aleatório e inesperado ou um exemplo de condição social difusa. Esta última provou ser a hipótese certa, e as características de síndrome - um indivíduo poderoso forçando um preso à submissão, e até a demonstração de afeto. Foram identificadas em casos de crianças dependentes, de esposas que sofrem violência doméstica, prostitutas, prisioneiros de guerra e vítimas de sequestros de aviões.

Obviamente, a maioria dos tutores de cães não pretendem maltratar seus animais, pelo contrário. Se os 15 bilhões de doláres que americanos gastaram apenas com alimentos para cachorro em 2004 servem como indicação, a maior parte deles faz o melhor para proporcionar vidas felizes de saudáveis a seus animais. Todavia, é difícil não concordar que virtualmente todos os cachorros são presos. De fato, as atividades que apreciam - passear, ver outros cães, e explorar odores interessantes - são constantemente frustradas pelas exigências da civilização moderna e por métodos de treinamento desenvolvidos para criar o que os treinadores de cães, repetindo a palavra de muitos outros, chamam de: inversão de milhões de anos de evolução e propensão genética. Assim, a lealdade que as pessoas recebem dos seus cães é verdadeira ou é entorpecida de presos aos seus captores?..."

Dr. Paulo F. de O. Deslandes
Etologia Clínica - Veterinário especializado em Comportamento Canino e Felino

Site: http://www.ccanimal.com.br

Blog: http://artigoscao.blogspot.com

Twitter: @PauloDeslandes

Facebook: http://goo.gl/beILa

Nenhum comentário:

Postar um comentário