28 de junho de 2011

Cães e seus 5 sentidos

Por Dr. Paulo Fernando Deslandes

Nós, seres humanos, somos animais desprovidos de sentidos tão aguçados se comparando com outros animais. E isso nos limita a compreender, e até mesmo estudar, sentidos mais desenvolvidos e tão incompreendidos até os dias de hoje. Os sentidos caninos são os mesmos que os nossos, ou seja, eles são dotados de visão, paladar, olfato, audição e o tato. No entanto, a percepção dos cães nas diferentes funções de seus sentidos, não se assemelha aos dos seres humanos. O desenvolvimento dos sentidos destes animais está diretamente relacionado às suas heranças ancestrais. Vamos conhecer detalhadamente cada um deles?


Visão: essencialmente predatória

Por mais incrível que possa parecer, a visão no cão não é necessariamente tão importante quanto ela é para nós, pois nos cães elas suprem necessidades relativas à predação. No entanto, a visão noturna dos cães é muito melhor que a nossa. Isto acontece, pois suas células da retina têm a capacidade de concentrar mais informações luminosas que as nossas. A ótima visão crepuscular dos cães, representa uma adaptação do animal à caçada noturna, um dos hábitos herdados por seus ancestrais. 

Os cães também possuem menor capacidade de focalizar do que homem, o que indica uma tendência a terem hipermetropia, mas não interferem em nada na sua função principal que é de perceber presas em movimento. Além disso, cães têm a habilidade de perceber muito bem os movimentos à distância, embora distingam mal objetos fixos distantes, fenômeno que também se caracteriza a uma adaptação a caça a olho nu. 

Ao contrário do que muitos tutores pensam, a maioria dos cães não conseguem assistir televisão. Mesmo que o som e algum reconhecimento de formas por sua visão deficiente, se comparada ao ponto de vista humano, possam atraí-los de alguma forma. Estudos indicam que as oscilações de luz geradas pela televisão são demasiadamente lentas para se manter uma imagem completa para um cão. Já quando o assunto é a capacidade do cão em enxergar cores, existem trabalhos que apontam esta possibilidade, mas sua função no dia a dia ainda é assunto de debate. Confira artigo de outro especialista sobre o tema a seguir. 

Como sabemos, existem diferenças de visão entre as raças. O motivo? O ângulo de visão de um cão é adaptado em função ao trabalho que foi, supostamente, proporcionado ao animal. Por exemplo, cães de rebanho, como, por exemplo, o border collie, o old english sheepdog, o pastor de sheatland e, claro, o pastor alemão, precisam de um campo de visão largo. Já os cães de caça, como os sabujos, terriers e os hounds, por exemplo, são dotados de um campo de visão binocular restrito e direcionado. Sendo assim, seus olhos se posicionam na parte anterior da cabeça.


Paladar: sentido olfativo

Já no sentido da gustação nos cães, há evidências que seja semelhante ao nosso. No entanto, há indícios que a palatabilidade seja bem diferente. Na verdade os cães antes de provar eles cheiram primeiro, e muito, e isso sim é importante para avaliar o alimento numa visão canina. Ou seja, o paladar dos cães está diretamente ligado à olfação. O “gosto” dos cães se dá pelas papilas gustativas presentes nas mucosas da língua, do palato e da faringe. Se comparados aos nossos “captadores de sabor”, a capacidade do cão em sentir o gosto de um alimento é doze vezes menor que a nossa. Como as senção gustativas dos cães são bem enfraquecidas, ele pode consumir o mesmo alimento todos os dias, isto é, se tiver vontade. Cabe ao dono habituar seu animal com o mesmo tipo de alimentação, bem como impedir que ingira alimentos estragados ou substâncias que podem prejudicar sua saúde.


Olfato: o sentido número 1

Agora o olfato... este sim é primordial para os cães. E a compreensão desse sentido para nós tem sido bastante difícil, já que nossas capacidades olfativas são deploráveis em relação às deles. Esse sentido é tão desenvolvido que nos tem auxiliado a bastante tempo. Cães são treinados para rastreio, detecção de drogas, localizações de vítimas soterradas, etc. A capacidade destes animais em identificar pessoas, em média, tem uma precisão de aproximadamente 75% de acerto. Esta “eficácia farejadora” dos cães se explica facilmente se compararmos com a nossa quantidade de células olfativas, cerca de 5 milhões, com a de um cão da raça basset hound, por exemplo, em que encontramos cerca de 125 milhões de células olfativas ou num pastor alemão que possui cerca de 200 milhões, ou seja, 40 vezes mais que no ser humano. Além disso, a superfície do receptor olfativo (ou células olfativas) que nos cães mede, em geral, 150cm², no homem esta superfície cai para 3cm². Claro que cada raça possui diferenças anatômicas que lhes conferem maior ou menor capacidade olfativa. Outra curiosidade é que cães farejadores, possuem as orelhas ‘ caídas’, como os beagle, por exemplo. Esta característica auxilia o cão no maior desenvolvimento do olfato, já que as orelhas impedem que o cão se concentre mais no farejar e não seja tão influenciado por outros ruídos. 

Assim, este sentido é importante tanto na caça, quanto para a comunicação interespecífica, o reconhecimento de algo e para indicar suas preferências alimentares, pois o cheirinho do alimento não agradar...com certeza ele não comerá!


Audição: alta sensibilidade

Amigos caninos ouvem sons quatro vezes mais distantes do que nós, além de ouvirem ultra-sons de até 60 KHz (quilohertz), inaudíveis para os homens, pois só escutamos até 20 KHz. Ao contrário da visão, a audição do cão é muito desenvolvida, fazendo com que perceba vibrações sonoras de altíssima frequência, que nosso ouvido humano não capta, além de ter a capacidade de diferenciar sons diversos, como por exemplo, identificar o ruído do automóvel do seu tutor entre outros veículos semelhantes. 

Caçadores que trazem cães em sua investida, possuem apitos especiais que emitem ultra-sons em que só os cães ouvem. Assim, conseguem trazê-los de volta sem assustar a caça com o som da voz humana. O cão também é capaz de discernir e reconhecer facilmente a voz e as palavras pronunciadas por seu dono, mesmo que leve em conta gestos e o seu tom de voz. Assim, quando chamar seu cão e ele não vier, significa que, ou está com problema de audição, ou o danado percebeu que seu tom de voz não está dos melhores e prefere nem aparecer!

Tato e sensibilidade: importância dos “bigodes”

O tato é primeiro sentido usado pelo cão ao nascer, junto com o olfato. Ele o coloca em relação com o mundo logo após o nascimento, já que os filhotes, ainda com os olhinhos fechados, se guiam através de sensações táteis até os mamilos da mãe. Aliás, o desenvolvimento do tato nesta fase da vida do cão é importante para protegê-lo, pois o contato físico de sua mãe proporciona um efeito tranquilizador para o filhote. 

O tato também é responsável pela sensibilidade do cão e sua orientação que se dá, principalmente, através de suas vibrícias, vulgarmente conhecidas como bigodes, que funcionam como um “radar”, principalmente quando se encontram em locais confinados e de baixa luminosidade, pois agem como orientadores espaciais para o cão. São seus bigodes que detectam os estímulos externos, informando o cão o que se passa nas imediações onde ele se encontra. 

Já as sensações térmicas, tácteis e dolorosas percebidas pela pele, são possíveis graças às terminações nervosas, distribuídas de forma irregular por todo o corpo, e que se formam como uma rede densa ligada à medula espinhal e ao cérebro do animal. Nos cães, as sensações de frio são mais intensas que as de calor e o animal reage de forma diferente para cada sensação. Como a pelagem é uma forma de regular sua temperatura, cuidado para não tosar seu animal durante o inverno, ele precisa desta proteção. 

Na base dos pelos, os cães apresentam o mesmo tipo de rede nervosa. No entanto, nem todos os pelos possuem a mesma sensibilidade. Ou seja, as vibrícias, os pelos longos do focinho, dos supercílios e do queixo, por exemplo, são regiões bem sensíveis, pois possuem terminações nervosas. 


Sexto sentido: ele existe?

Muitos donos de pet se questionam sobre a presença de uma sensibilidade a mais nos animais, o famoso sexto sentido. Uns acreditam que o animal sente a presença do sobrenatural ou percebe quando estamos passando por uma fase difícil, tudo atrelado ao mito do sexto sentido. E os “causos” deste tipo de experiência são incontáveis! Mesmo que este assunto ainda seja delicado e contraditório entre pesquisadores e amantes dos animais, alguns destes mistérios não são tão misteriosos assim. Mas isto já é papo para outro artigo! Aguardem as próximas edições.

Artigo publicado nas revista: Pequenos Cães - Grandes Amigos - edição 36 - jun/jul


Dr. Paulo F. de O. Deslandes
Etologia Clínica - Médico Veterinário especializado em Comportamento Canino e Felino

17 de junho de 2011

Crianças e cães

Saibam tomar decisões corretas ao escolherem trazer um cão para seus lares com a intenção de ser companheiro dos seus filhos. Raça ideal? Temperamento? Porte? Cuidados? Saibam mais lendo o artigo.

por Paulo Deslandes:

Observo a bastante tempo pessoas que tomam decisões erradas ao trazerem pra casa um cão, bem intencionadas na maioria das vezes, mas assim que o animal começa a causar qualquer tipo de problema não buscam auxílio. E logo pensam que doar, ou, infelizmente, abandonar o cão é a solução correta para se livrarem do "problema". 

Creio que umas das principais causas da desistência de uma família em conviver com um cachorro é a chegada de uma criança no lar, que se não houver uma preparação, conhecimentos e principalmente paciência pode se tornar um transtorno. Espero que esse artigo sirva como alerta para as famílias não tomarem decisões precipitadas ao trazerem um cão para o lar, e posteriormente se arrependerem cometendo ações prejudiciais ao bem-estar do animal. As vezes a melhor decisão é não ter um cão em casa.


INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA OS PAIS

Viver com um cão pode ser benéfico para as crianças. Os cães podem melhorar a auto-estima, ensiná-las a serem responsáveis e ajudá-las a compreender a empatia. No entanto, as crianças e os cães, nem sempre podem ter um relacionamento maravilhoso de forma espontânea. Os pais devem estar dispostos a ensinar ao cão e a criança limites aceitáveis de comportamento, com o objetivo de tornar as interações agradáveis e seguras.


Selecionando um cão 

Que idade é a melhor? Muitas pessoas têm uma imagem distorcida de um filhote e uma criança crescendo juntos. Se você tem uma criança e está pensando em adotar um filhote (menos de 1 ano de idade), há algumas coisas que precisa considerar:


Tempo e energia

Filhotes requerem uma grande quantidade de tempo, paciência, treinamento e supervisão. Eles também exigem socialização para se tornarem cães adultos bem ajustados. Isso significa que precisam ser apresentados e expostos a estímulos variados, como locais, objetos e pessoas diferentes. Se você tem uma criança que já exige uma grande quantidade de cuidado e tempo, será que terá tempo suficiente para cuidar de um cachorro?


Segurança

Os filhotes são criaturas frágeis. Um cãozinho pode ficar assustado, ou mesmo ferido por uma criança curiosa, mesmo que bem intencionada, que quer sempre abraçá-lo e explorar seu corpo, puxando o rabo ou as orelhas por exemplo. 


Brincadeira Violenta

Os filhotes têm dentes e garras afiadas com as quais podem, inadvertidamente, machucar uma criança pequena. Também tendem a pular em cima das crianças pequenas e derrubá-las. Todas as interações entre o cão e a criança terá que ser supervisionados de perto, a fim de minimizar as chances de lesões. 


Vantagens de ter um cão adulto

Os cães adultos necessitam de menos tempo e atenção, uma vez que tenham se adaptado a sua família e a rotina domiciliar, mas você ainda precisa de tempo ajudando o novo cão com a transição para seu novo lar.

Pode avaliar melhor o quanto será tolerante a energia imensa de uma criança, já podendo observar essa característica no abrigo antes de adotar um cão definitivamente, se houver histórico de cães que tenham previamente convivido com crianças melhor ainda.

Como regra geral, se seu filho está abaixo dos 6 anos de idade, é melhor adotar um cão que tenha mais de 2 anos. Mesmo os filhotes sendo mais divertidos, e os pais adorarem observar a criança e o cão crescerem juntos como amigos maravilhosos, eles exigem muito mais tempo para ensinar e supervisionar do que um cão adulto. 

Que raça é melhor?

  • Tamanho
Raças pequenas como poodles toy ou chihuahuas, podem não ser boas opções para uma criança pequena. Estes cães são frágeis e podem ser facilmente feridos ao serem manipulados. Também tendem a serem mais facilmente assustados por uma série de atividades e barulhos. Cães assustados e medrosos mordem a fim de se protegerem. Cães maiores e mais resistentes, como pugs ou beagles, muitas vezes são capazes de tolerar agitação, barulhos e brincadeiras mais duras que são normais e inevitáveis nas crianças.

  • Tipos de Raça
Algumas das raças desportivas, como labradores e golden retrievers, podem ser bons animais de estimação para famílias com crianças. As raças que foram selecionadas para proteção e guarda, como chows-chows e rottweilers, geralmente não são recomendadas. Às vezes é difícil para este tipo de cão tolerar confortavelmente a agitação das crianças e seus amigos brincando, e podem confundi-los com intrusos no território. 

Raças de pastoreio, como o border collies e pastores, são inclinados a perseguir as crianças, por vezes, “beliscando” seus calcanhares. 


Temperamento 

Apesar de generalizações poderem ser feitas, com alguma cautela, sobre as raças específicas, é muito importante considerar o temperamento individual de cada animal. A personalidade de um cão é formada por experiências passadas e genética.


Quem vai cuidar do cachorro?

É irreal esperar que uma criança, independentemente da idade, terá responsabilidade de cuidar de um cão. Os cães precisam de coisas básicas como comida, água e abrigo, mas eles também precisam de interações rotineiras, com exercícios e treinamentos consistentes. Ensinar um cão as regras da casa e ajudá-lo a tornar-se um bom companheiro é muita responsabilidade para uma criança. Enquanto os adolescentes podem ser responsáveis ao executar tal tarefa, mas também podem não estar dispostos a gastar uma quantidade adequada de tempo com um cão, já que seu desejo de estar com os amigos geralmente assume bastante importância nessa faixa etária. Se você adotar um cão "para as crianças", você deve estar preparado e disposto a ser o principal responsável em cuidar do animal. 


Bom começo

Abaixo estão algumas diretrizes para ajudar você a começar com o pé direito. Lembre-se que as crianças nunca devem ser deixadas sozinhas com um cão adulto ou um filhote sem a supervisão de adultos: 

  • É mais seguro tanto para a criança quanto para o cachorro, que se seu filho esteja sempre sentado quando quiser colocar o filhote no colo. Os filhotes são difíceis de segurar devido ao alto grau de agitação, e ao se movimentarem inconsequentemente podem facilmente cair dos braços de uma criança e se machucarem. Com isso o filhote pode ficar assustado e da próxima vez tentar se defender quando houver tentativa de pegá-lo no colo.
  • Sempre que seu filho for acariciar o cão ofereça um brinquedo apropriado para o filhote mastigar. Filhotes na fase de desenvolvimento dentário tendem a mastigar tudo, inclusive mãos e braços, quando se oferece um brinquedo a tendência é que desvie a atenção para o objeto e não para seu filho. Um benefício adicional é que o cachorro associará experiências positivas ao ser manipulado pelas crianças.
  • Para cães maiores, o seu filho pode sentar em seu colo e dessa forma pode controlar melhor o seu filho assim não permitindo que ele se empolgue com os mimos mais incisivos. Você também terá a oportunidade de ensinar o cão novo a tratar seu filho com suavidade.

Aprendendo a dar carinho

Crianças querem frequentemente abraçar os cães ao redor do pescoço, e esse gesto pode ser interpretado como uma ameaça, e ao invés de responder afetuosamente o cão pode reagir com um rosnado, ou até mesmo uma mordida. Deve ensinar a criança a fazer carinho no cão de baixo do queixo em vez de abraçá-lo. Também deve ensinar a seu filho a evitar olhar diretamente nos olhos dos cães, pois isso pode também ser interpretado como ameça pelo animal.


Supervisionar as brincadeiras

 Crianças correm o tempo todo, movimentam-se bastante e possuem vozes de alta-frequência. Essas ações são altamente provocadoras para um cachorro. E devido a esses fatores o seu cão pode reagir perseguindo ou pulando sobre o seu filho, e consequentemente causar um acidente.

Incentive seu filho a brincar tranquilamente perto do novo cão até que ambos se sintam mais confortáveis um com o outro. O cão também precisa saber quais comportamentos são adequados e quais não são, e para isso é indicado auxílio profissional quando não se tem conhecimento suficiente para lidar com essa situação. Um comando de “solta”, por exemplo, pode ser bastante útil quando as brincadeiras ficam mais incisivas.

Punir o seu cão por se comportar inadequadamente não vai ajudar. Existe uma grande chance de ele perceber, que sempre acontece “coisas ruins” quando têm crianças por perto, e pode adotar uma postura defensiva em relação a seu filho.


Brinquedos

Seu cão não sabe a diferença entre os brinquedos que podem brincar e os brinquedos de seu filho até que você possa ensiná-lo.

Seu filho deve assumir a responsabilidade de manter seus brinquedos fora de alcance do cão. 

Não dê objetos pessoais (meias, sapatos velhos, roupas...) para seu cão brincar, pois pode causar confusão no animal do que pode e o que não pode brincar.
Os cães podem não dircenir os brinquedos das crianças que se assemelham itens que são permitidos brincarem. 


Cachorros podem ser possessivos com a comida, brinquedos e espaço. Embora seja normal alguns cães a rosnarem e serem agressivos para proteger estes itens, não é aceitável. Ao mesmo tempo as crianças precisam aprender a respeitar seu cão como ser vivo que possuem atitudes peculiares e as vezes precisam de tempo para eles mesmos.

Se seu cão for agressivo e rosnar para seu filho, por qualquer motivo, essa situação precisa de atenção imediata. Puni-lo nessas situações é bem provável que piore as coisas. Por favor, não deixe de procurar auxílio profissional, e busque informações sobre o tipo de metodologia que o mesmo utiliza, já que técnicas baseadas em punição tendem a piorar o problema.


Fonte: AVSAB

5 de junho de 2011

Caminhar com os Cães: Porque isso pode fazer a diferença.

Por Debra Horwitz, Médica Veterinária, DVM, consultora em comportamento animal, St. Louis, Missouri.


Traduzido e adaptado por Paulo Deslandes.




Exercícios e estímulos mentais são importantes para os cães. Como posso convencer os tutores que levar seu cão para uma caminhada é uma boa idéia?


Proporcionar exercício e estímulo mental para os animais de estimação são extremamente importantes e nada faz melhor esse trabalho do que uma boa caminhada. A maioria das raças de cães possuem características projetadas para uma finalidade específica, que poderia mantê-los engajados (por exemplo, cães esportistas, cães de trabalho). No entanto, cães domésticos sem a oportunidade de exercer esses papéis geralmente não se exercitam, podem possuir acesso a um quintal, que normalmente fornece os mesmos aromas e estímulos entediantes dia após dia.

Geralmente as pessoas passeiam com seus cães por 4 razões: 

1. Para o animal defecar e urinar.
2. Estimulação mental.
3. Exercício para os cães.
4. Exercício para as elas mesmas e levam o cão junto.



Bom começo


O tempo para "passear" é a primeira discussão quando se tem um filhote de cão. Antes de levar um filhote para o seu primeiro passeio, ele precisa ser vacinado contra as doenças transmissíveis. Depois de devidamente protegidos, o proprietário pode começar a levar o cachorro para fora de casa (por exemplo, caminhadas e aulas de treinamento).

Certifique-se que o cachorro é microchipado (realidade mais evidente nos E.U.A), que esteja com uma coleira de identificação e uma guia apropriada para melhor controle do animal. Evite enforcadores nos filhotes e guias extensíveis.

No início a preocupação é fazer o cão aceitar a coleira, o passeio portanto pode ser curto para que nem o tutor e nem o cachorro fiquem frustrados ou cansados. O tempo pode pode variar de 5 a 15 minutos, dependendo do cachorro. Passeios ajudam na socialização precoce, controle de tarefas para aprendizagem básica, permite a exploração do ambiente pelo animal e exercícios físico.



Cumprindo as Necessidades de cada cão


Um cão precisa de um local adequado para defecar e urinar, e que os tutores recolham as fezes que forem feitas durante os passeios externos.

Além disso, um cão, muitas vezes aproveita a possibilidade de farejar e investigar o meio ambiente:

  • Alguns cães são capazes de farejar e continuar caminhando, outros podem querer passar mais tempo investigando e, talvez, a marcar com a urina os outros cheiros interessantes que encontram.
  • Um estudo observou que fora da guia os cães farejam por períodos mais longos, quando comparado com cães andando com uma coleira. Naturalmente, o significado não é claro, mas talvez isso tenha a ver com a capacidade de farejar sem interrupções.
  • Dar ao cão a oportunidade para cheirar e marcar com urina em cada caminhada é uma boa idéia.

Em relação a quantidade e intensidade de exercícios variam de cão para cão, e de raça para raça:

  • O objetivo da caminhada não deve ser necessariamente a criação de um atleta, mas precisa de tempo suficiente para o cão se exercitar e para farejar. Um cão de raça grande pode necessitar de exercícios mais intensos, enquanto cães menores podem se contentar com passeios mais lentos, mas as exceções são muitas. Portanto, passeios devem ser adaptados às necessidades individuais de cada animal.
  • Se tiver um espaço protegido (ou seja, um quintal cercado) disponível, pode oferecer brincadeiras, e exercícios aeróbicos.
  • É necessário planejamento nos exercícios, as adaptações são necessárias conforme a idade, capacidade física e raça. Em cães propensos a claudicação (mancar), superaquecimento (cães como Pugs, Bulldogs...) e problemas cardíacos, é necessário evitar situações que possam agravar esses problemas.


Dever do cão


Me deparei com uma nova frase recentemente durante uma pesquisa para uma apresentação num Rotary Club local: Dever do cão(ou pelo menos um que era novo para mim). Esta frase e sua conotação foram instantaneamente familiar, com seus quase 13 anos de idade, meu cãozinho Jack Russell "Terrorista" Buster, estava sentado perto de mim, ansiosamente a espera de sua caminhada noturna. Ele foi deixando claro que era hora de eu cumprir esta obrigação diária.

Quando li esse artigo do Dr. Horwitz ficou claro que essa frase refletia sobre o lado humano de passear com o cão. Se eu não tivesse meu fiel amigo Buster, não haveria razão alguma para me aventurar a noite numa caminhada. Isso é bom para mim? Sim! Os benefícios para a saúde que um animal de estimação pode proporcionar ao ser humano são inúmeros, tais como: redução do colesterol, dos triglicerídeos, da pressão arterial e diminuição do estresse, são os mais conhecidos. Os benefícios que os tutores têm ao passear com seus cães, no entanto são bem menos divulgados. Caminhando com seu cão se tem um impacto positivo sobre a obesidade canina e humana e é bom para a socialização e interação, tanto humana quanto canina (todo mundo no bairro conhece o Buster). Assim, enquanto a caminhada é boa para o cão como o Dr. Horwitz assinala, neste artigo, é bom para as pessoas também.



Mantendo os Humanos Felizes


Ser puxado pelo cão durante o passeio é indesejável, e pode desestimular os tutores a passear com os cães. A caminhada deve ser feita com uma guia, sem pressão, e se houver dificuldades a ajuda de um profissional é recomendada. 

Talvez os tutores terão que abandonar suas caminhadas regulares enquanto o cão aprende a caminhar corretamente, mas a recompensa de um cão bem treinado vai valer a pena o esforço.



Obstáculos para o Sucesso


  • Apesar dos melhores esforços, muitos tutores encontram dificuldades para caminhar com um cão. As queixas comuns incluem a puxar demais a guia, se excitar e latir demais para outros cães e ou pessoas. Nesse caso, como mencionado anteriormente, a ajuda profissional pode ajudar.
  • Ao invés de optar por apenas longas caminhadas, acrescente passeios mais curtos deixando a opção para o animal farejar mais durante uns 10 a 20 minutos de 1 a 3 vezes por semana pode fazer a diferença.
  • Para problemas extremos, a referência de um profissional que utiliza reforço positivo pode ser necessário e pode ajudar na seleção de produtos para o controle adequado durante os passeios.


Resumo


  • Caminhar com os cães incentivam o exercício físico e estímulo mental, tanto dos humanos quanto do animal.
  • Utilização de equipamento adequado para cada tipo de cão faz com que os passeios se tornem mais agradáveis.
  • Deixar animal defecar e urinar (sempre lembrando de recolher as fezes) antes de começar a caminhada permite flexibilidade na duração do passeio.
  • Distâncias e tempos variáveis durante a semana revezando em caminhadas curtas deixando os cães cheirarem bastante, e as longas com maior intensidade físicas oferecem variedade e interação com o ambiente.
  • Maior intensidade de exercícios dependem do próprio cão, e de oferecer condicionamento físico ao animal.