26 de março de 2009

Cães. Rivais humanos para a satisfação emocional ?

Quem precisa de uma criança se um cachorro pode fornecer uma experiência emocional semelhante? Depois de brincar com os seus animais de estimação, são ativados nos humanos, hormônios ligados ao cuidado infantil, a oxitocina.

Apelidado de o "cuddle chemical" (em português: chamego químico) ou "love drug" (em português: droga do amor), o hormônio oxitocina tem entre suas funções a diminuição do stress,e o combate a depressão. Estudos em cobaias também apontam para o papel da oxitocina no relacionamento social.

Por esta razão, os biólogos Miho Nagasawa e Takefumi Kikusui, da Universidade do Japão, perguntavam-se se o contato social entre duas espécies diferentes poderiam aumentar os níveis de oxitocina.

"Miho e eu somos grandes amantes dos cães e alguma coisa muda em nossos organismos quando olhamos para nossos cãezinhos," Kikusui disse.

Olhar do amor

Eles recrutaram 55 cães e seus proprietários para a pesquisa. Ao chegarem, os proprietários, forneceram uma amostra da urina para medir os níveis de oxitocina, em seguida, brincaram com seus cães por meia hora. E após a brincadeira outra amostra de urina foi recolhida. Outro grupo ficou em uma sala com seus cães, e foram aconselhados a evitar completamente olhar para seus animais.

Como base na análise, os pesquisadores dividiram os proprietários com seus cães, que foram autorizados a brincarem em dois grupos: os de "Longo Contato Visual ", que fixavam os olhos por em média de 2,5 minutos, durante a sessão de brincadeira, e os de "Curto Contato Visual", que fizeram contato visual com menos de 45 segundos, em média. Eles descobriram que essas atividades se refletiram em alterações nos níveis de oxitocina dos proprietários.

Nos participantes que gastaram um bom tempo fazendo contato visual,os níveis de oxitocina subiram mais de 20% durante a sessão de brincadeiras, em média. No grupo que ficou numa sala evitando o olhar para seus animais, os níveis de oxitocina decresceram.

Kikusui pensa que o contato visual é uma boa ponte de ligação entre o dono e o cão. O longo contato visual teve resultados mais satisfatórios do que o curto contato visual. Uma inundação de oxitocina poderia explicar por que brincar com cães pode levantar humor, e até mesmo melhorar os sintomas de ansiedade e depressão, Kikusui disse.

A oxitocina pode ter desempenhado um papel na domesticação de lobos (cães de hoje em dia), cerca de 15.000 anos atrás. "Talvez durante o processo evolutivo, os seres humanos e cães, compartilharam os mesmos trejeitos sociais", tais como o contato visual e gestos manuais, Kikusui diz. "É por isso que cães podem adaptar-se a sociedade humana."

Ainda assim, ele acha que a oxitocina poderia explicar porque alguns proprietários parecem mais dedicados aos seus cães do que as suas famílias.

Fonte: http://www.newscientist.com


(minha opinião)

Já acompanhamos rotineiramente no meio cientifíco, e até no dia a dia, os animais de estimação sendo utilizados no tratamento de vários distúrbios psicológicos entre os humanos também sendo utilizados em pacientes de doenças terminais. Já era de se suspeitar o envolvimento de hormônios ligados ao bem estar. E a felicidade, como já está sendo amplamente discutido no meio médico, é um fator excepcional na cura. Acreditem, nossos animais são grandes aliados em qualquer tratamento de saúde.

Um comentário:

  1. Muito interessante, pois me sinto muito bem na compania de meus cachorros, eles me trazem muita alegria.

    ResponderExcluir