19 de abril de 2009

Tutores agressivos geram animais agressivos

Donos agressivos geram bichos agressivos. Essa é a conclusão de um estudo feito recentemente pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que acompanhou 140 cães com problemas de comportamento. Ao investigar a origem da agressividade animal por meio de entrevistas com os donos, os pesquisadores descobriram que a maioria dos bichos havia sido "educada" com gritos, chutes, espancamento ou brincadeiras hostis, como tomar à forca objetos da boca. A meta do estudo é mostrar os efeitos comportamentais e os riscos dos treinamentos baseados em punição."Fazer com que o bicho sinta medo pode levá-lo a direcionar a agressão contra o dono", afirma a veterinária Meghan Herron, que coordenou a pesquisa.

Fonte: Revista Cláudia


(minha opinião)

Já se sabe que os amigos caninos agem por imitação, e dentre as várias classificações de agressividade existe a chamada: Agressividade por Imitação, ou seja, um cão direcionando o ato violento imposto a ele para outro ser vivo. Por exemplo, uma pessoa que sempre "educou" um Rottweiler com violência desde de novinho, e essa pessoa tem filhos ou pessoas idosas na casa, um dia esse animal direciona toda a agressividade que recebeu na sua "pseudo-educação" para um filho do educador violento. E o cão machuca gravemente essa criança, inclusive o levando a falecer posteriormente devido a gravidade dos ferimentos. Culpa do cão?

Um comentário:

  1. Concordo plenamente...todos os cachorros que tive na vida, e não foram poucos, eram super tranquilos, nem latir eles latiam...

    E em relação ao suposto rotweiller, obviamente ele será apontado como culpado, e obvio também, que é o menos culpado.

    ResponderExcluir