1 de abril de 2010

Adestramento: existe idade ideal?

Por Alexandre Rossi (Dr. Pet)

Muita gente me pergunta se há uma idade certa para adestrar os cães. Existe um mito que diz que é preciso esperar o filhote completar seis meses para começar a adestrar, mas os cachorros não começam aprender só nesse período… Eles podem ser adestrados já a partir dos 50 dias de vida. O fato mais importante é que os cães aprendem o tempo todo, independentemente da idade! Com ou sem a ajuda de um profissional, é preciso ensiná-los sempre.

Uma outra questão bem comum: cães mais velhinhos podem aprender? A resposta correta é: sim! Independente da idade, os cachorros podem ser ensinados! É exatamente igual a nós, seres humanos, que podemos aprender coisas novas, mesmo sendo idosos.

Agora que vocês já sabem mais essa curiosidade, não deixem de ensinar seu bichinho!


(minha opinião)

Em todos os meios que lidam e dependem de atualizações constantes dos profissionais, infelizmente, a grande maioria é daqueles que se sentem confortáveis em ficar parados no tempo.

A ciência está sempre avançando e fazendo descobertas, e devemos estar sempre atentos às mudanças. Principalmente dentro de uma área que envolva vida e saúde o profissional deve constantemente manter a cabeça aberta para as novas idéias e teorias que surgem todos os dias.

Vejo todos os dias as pessoas tão mecanizadas e confortáveis em continuar a fazer o que fazem há anos que realmente esquecem que estamos em um mundo de descobertas e mudanças.

Portanto para responder uma das questões mais polêmicas no meio de quem trabalha com comportamento canino, adestramento ou qualquer outra vertente resolvi humildemente acrescentar ao texto assertivo do excelente profissional Alexandre Rossi, algumas referências de estudos seriamente envolvidos com comportamento canino. Assim nos indicando um caminho, segundo a ciência, que deveríamos seguir quando lidamos com aprendizado dos cães.

A seguir os textos retirados e a referência bibliográfica:

“O aprendizado estável começa com 8-9 semanas de idade nos cãezinhos, que é seu período mais sensível. A capacidade de aprendizado básica se desenvolve aos 3 meses de idade, mas capacidades motoras fracas, uma extensão de atenção curta e uma excitabilidade emocional podem tornar métodos tradicionais inefetivos. Se os cãezinhos forem colocados em isolamento nessa idade, ocorrerá uma deteriorização na sua capacidade de aprender comportamentos novos e uma diminuição na retenção de algum comportamento anteriormente aprendido. Os ambientes enriquecidos proporcionam um crescimento emocional melhor do que os restritos. Com 4 meses de idade, a velocidade de formação dos reflexos condicionados começa a diminuir, talvez porque o aprendizado anterior começa a interferir no aprendizado novo. O treinamento de obediência tradicional é freqüentemente adiado até os 6 meses de idade ou mais. Os cãezinhos são capazes de aprender lições curtas e focalizadas antes disso, mas as técnicas padronizadas são baseadas em um manual de adestramento da I Guerra Mundial que utiliza uma técnica de enforcador e corrente que não é apropriada para cãezinhos mais jovens.”

Fonte: Canine Behavior: A Guide for Veterinarians – Bonnie V. Beaver, DVM, MS, Dipl ACVB – Professor e Chief of Medicine Departement of Small Animal Medicine and Sugery College of Veterinary Meidcine Texas A&M University College Station, Texas

No meu trabalho, constantemente, converso e conscientizo proprietários a agirem na prevenção de futuros problemas comportamentais, pois dessa forma se evita dores de cabeça ao longo do desenvolvimento canino. O cãozinho com 50 dias está com o cérebro apto ao aprendizado, se esperar até os 6 meses de idade muita coisa já foi absorvida e inserida em seu comportamento, tanto coisas ruins quanto boas. E prevenir um problema é muito mais simples e inteligente do que esperar pra depois ver o que fazer. O tratamento e o descondicionamento de um mau hábito é muito mais trabalhoso.

Portanto ao adquirir um filhote tenham em mente que o aprendizado do cão começa cedo, procurem informações em literaturas confiáveis ou procurem um profissional especializado e atualizado.E não um com técnicas da época da I Guerra Mundial, que não é adequada nos dia de hoje de forma alguma. Dessa maneira, o profissional atualizado, poderá orientar de forma assertiva de como proceder na educação do seu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário