1 de março de 2012

Procedimentos Estéticos Interferem na Saúde Física e Mental dos Cães?

por Paulo Deslandes, MV, etologia clínica e consultoria comportametal animal:

Podemos partir de perguntas básicas para entender o que está acontecendo com o mercado pet e com tutores de animais: 

1-Meu cão entende o porquê estou submetendo ele ao embelezamento? Estou fazendo isso para me deixar feliz, ou para deixar o cão feliz?

2-Até que ponto todos esses produtos e procedimentos interferem na saúde física e mental do cão?

A resposta a primeira pergunta é não, os cães não compreendem que os tutores os fazem passar por esses procedimentos estéticos. Se não forem muito bem socializados com todos os procedimentos desde a tenra idade, com certeza, todas essas "novidades" podem se tornar uma verdadeira tortura e obviamente ficarão estressados. O estresse faz que o organismo fique debilitado deixando portas abertas para doenças infecciosas. Cães não ficam mais felizes por estarem esteticamente mais belos, e sim os tratando como cães e focando sua rotina no que realmente deixa eles felizes, como uma boa caminhada, interação com outros de sua espécie. 

Pessoas refletem seus valores e impulsos consumistas para os cães. Por exemplo, se levar seu cãozinho para tingir o pelo de rosa está fazendo isso para você, não pra ele. O que te deixa feliz não necessariamente irá deixá-los também. Gostar de cães é compreender como eles são realmente, não humanizá-los, e dessa forma se cria um relacionamento de mão dupla, não de mão única. O banhos semanais, por exemplo, não é recomendado para os cães, já que possuem uma proteção natural em sua pele e pêlos. E logicamente ficam suscetíveis a doenças dermatológicas ao terem essas proteções removidas por banhos e produtos destinados a "embelezá-los" dentro de uma visão humanizada. 

Temos que levar em consideração a sensibilidade do olfato e a identidade olfativa dos cães. Os cachorros possuem cerca de 40 vezes mais células olfativas do que os humanos, portanto o que pra você é um leve perfume pra eles é uma "bomba de odor". O mundo deles é o dos odores, para seu cão você é um odor, e eles interagem com ambiente principalmente com o olfato, portanto quando se usa produtos com fins estéticos no seu cão você faz com que ele perca sua identidade olfativa, podendo inclusive prejudicá-los em seus relacionamentos sociais entres os mesmos de sua espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário