11 de janeiro de 2013

Cães agressivos ou mal compreendidos?

por MV, Paulo Deslandes:

Existem inúmeras possibilidade de um cão atacar uma pessoa, mesmo sendo considerado manso. Adotamos posturas de comportamento que fazem sentido para nós, mas muitas vezes confundem os cães. Por exemplo, uma pessoa estranha olhar diretamente nos olhos dos cães pode ser considerados por eles uma ameaça, e leva-los à um estado de ansiedade que os fazem entrar na defensiva. As pessoas precisam procurar informações seguras de como se comunicarem eficientemente com os caninos para evitar esse tipo de situação.

Os cachorros precisam ser bem sociabilizados positivamente à todos os estímulos do dia a dia (pessoas diferentes, variados objetos, sons, outros animais...), principalmente a partir dos 2 meses de vida até os 4 meses, que é considerado o período ideal para que as experiências positivas com variados estímulos fixem de forma segura. Cães que são acostumados com variados estímulos dificilmente irão atacar alguma pessoa, já que a grande maioria das situações serão familiar e não haverá motivos para entrar em um estado ansioso e defensivo.

As punições verbais e físicas irão piorar esse comportamento, pois temos que lembrar que o estado defensivo é oriundo do medo, e se brigarmos iremos dar mais motivos para que o pobre animal se sinta mais confuso e ansioso com a situação. Se for um comportamento constante é necessário a intervenção de um profissional que não utilize técnicas aversivas e que seja de extrema confiabilidade, ou o probleminha pode se tornar um problemão!

Um comentário: