17 de maio de 2009

O sono dos cachorros

Sono, é o período de repouso para o corpo e a mente, em que a consciência esta em ativa parcialmente ou completa. É caracterizado tanto no ser humano como em animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivas, sensoriais e motoras voluntárias.


Sono dos cães


Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar e o sistema imunológico pode atingir seu melhor índice de atividade e funcionamento.

Os cães apresentam 2 etapas distintas que ocorrem durante período de sono:


Sono Superficial:


Durante esse estágio o cão fica quieto porém alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos e basta um pequeno estímulo para acordá-lo.



Estágio REM:


Durante esse segundo estágio do sono, as pálpebras do cão se movem. A respiração torna-se irregular, rápida e superficial ou às vezes o cão parece não respirar, é um sono profundo. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas e pode até mesmo rosnar e latir. Esse estágio inicia logo após o período de sono superficial.


Duração do sono

Os cães dormem muito, em média 9 horas diárias, mas esse tempo pode se estender se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono, longe de agito e do convívio com outros animais ou pessoas.

Sonho dos cães

Foi constatado cientificamente que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, e quase certo que os cães também sonham, porém oque nossos amigos caninos sonham é praticamente um mistério.

Uma hipótese, seria a maneira de se relacionar com o mundo, com pessoas e outros cães.


Distúrbios do sono


Os cães também podem apresentar alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, comum em cães da raça Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados.

A narcolepsia, também pode ser lembrada como um distúrbio, uma vez que o cão repentinamente entra em um estado de sono profundo. Esse mal é bastante comum em cães da raça Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshound, porem esses distúrbios podem controlados através de medicamentos.


Fonte: http://www.maniacanina.com.br

2 comentários:

  1. Os guapecas não tem nada disso..heheheheehhe

    A minha cachorra sonha que está perseguindo passarinhos..tenho certeza, hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Paulo, aproveito também para lhe avisar que tem um premio para você lá no meu blog:
    http://www.dihitt.com.br/noticia/uma-infinidade-de-premios/

    ResponderExcluir