4 de maio de 2010

Como entender o seu cão




Reavaliando seu cão

Pare de pensar que você sabe quem é seu cão. Olhe para ele como se fosse um animal desconhecido que entrou em sua casa, e realmente observe o que ele faz, porque eles são grandes observadores do que nós fazemos. Estão nos assistindo na maioria das vezes. Aprendem nossos hábitos, mas não o vemos da mesma maneira. Torne-se um cientista em sua casa observando os seus hábitos e como eles tentam obter a sua atenção.

Cheiros Fortes

Seja cauteloso com os odores que você tem em sua casa. Limite o número de perfumes que você usa, porque se você colocar em um novo perfume pode mascarar sua identidade perante o cão. Se você acha que seu cão está “fedendo” a cachorro, não coloque perfume sobre ele, pois irá mascarar sua identidade para outros cães. Ao levar seu cão para caminhar você tem que ser paciente e deixá-lo parar e cheirar o que ele quer. Cheirar é uma rica experiência para eles, e evitando o ato é como puxar o seu filho para longe da janela logo assim que ele avistar algo interessante. Satisface-os de vez em quando.

Tratar cães como cães

Nós subestimamos a complexidade de seu mundo, porque não sabemos o que é ter um mundo tão rico em odores, assim como o nosso é rico visualmente. Mas não superestime suas habilidades, eles compartilham muito com a gente, mas não há nenhuma boa razão para pensar que são apenas simplesmente “pequenos seres humanos”.

Entenda o mau comportamento

Nenhuma raça tem que ser agressiva ou mal educada, isso normalmente significa que eles não tiveram direito a socialização adequada quando eram jovens, ou foram abusados. A solução é cuidadosa e controlada socialização com os estímulos que o levam a agredir, cães ou pessoas. A maioria dos cães que são agressivos podem ter um futuro melhor. É preciso muita atenção e a ajuda de um profissional especializado em comportamento canino para auxiliar.

Hora de ir ao veterinário

Se seu cão está doente vai mostrar sinais semelhantes ao que nós fazemos. Fique atento para qualquer mudança de hábito: se ele parar de comer ou de repente começa a comer obsessivamente, se ele costumava dormir muito e agora passou a dormir pouco, ou qualquer comportamento estereotipado como lamber ou morder a si mesmo de forma exagerada.

Fonte: Trechos do livro: “Inside of a Dog: What Dogs See, Smell and Know” (Simon & Schuster), por Alexandra Horowitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário