5 de junho de 2011

Caminhar com os Cães: Porque isso pode fazer a diferença.

Por Debra Horwitz, Médica Veterinária, DVM, consultora em comportamento animal, St. Louis, Missouri.


Traduzido e adaptado por Paulo Deslandes.




Exercícios e estímulos mentais são importantes para os cães. Como posso convencer os tutores que levar seu cão para uma caminhada é uma boa idéia?


Proporcionar exercício e estímulo mental para os animais de estimação são extremamente importantes e nada faz melhor esse trabalho do que uma boa caminhada. A maioria das raças de cães possuem características projetadas para uma finalidade específica, que poderia mantê-los engajados (por exemplo, cães esportistas, cães de trabalho). No entanto, cães domésticos sem a oportunidade de exercer esses papéis geralmente não se exercitam, podem possuir acesso a um quintal, que normalmente fornece os mesmos aromas e estímulos entediantes dia após dia.

Geralmente as pessoas passeiam com seus cães por 4 razões: 

1. Para o animal defecar e urinar.
2. Estimulação mental.
3. Exercício para os cães.
4. Exercício para as elas mesmas e levam o cão junto.



Bom começo


O tempo para "passear" é a primeira discussão quando se tem um filhote de cão. Antes de levar um filhote para o seu primeiro passeio, ele precisa ser vacinado contra as doenças transmissíveis. Depois de devidamente protegidos, o proprietário pode começar a levar o cachorro para fora de casa (por exemplo, caminhadas e aulas de treinamento).

Certifique-se que o cachorro é microchipado (realidade mais evidente nos E.U.A), que esteja com uma coleira de identificação e uma guia apropriada para melhor controle do animal. Evite enforcadores nos filhotes e guias extensíveis.

No início a preocupação é fazer o cão aceitar a coleira, o passeio portanto pode ser curto para que nem o tutor e nem o cachorro fiquem frustrados ou cansados. O tempo pode pode variar de 5 a 15 minutos, dependendo do cachorro. Passeios ajudam na socialização precoce, controle de tarefas para aprendizagem básica, permite a exploração do ambiente pelo animal e exercícios físico.



Cumprindo as Necessidades de cada cão


Um cão precisa de um local adequado para defecar e urinar, e que os tutores recolham as fezes que forem feitas durante os passeios externos.

Além disso, um cão, muitas vezes aproveita a possibilidade de farejar e investigar o meio ambiente:

  • Alguns cães são capazes de farejar e continuar caminhando, outros podem querer passar mais tempo investigando e, talvez, a marcar com a urina os outros cheiros interessantes que encontram.
  • Um estudo observou que fora da guia os cães farejam por períodos mais longos, quando comparado com cães andando com uma coleira. Naturalmente, o significado não é claro, mas talvez isso tenha a ver com a capacidade de farejar sem interrupções.
  • Dar ao cão a oportunidade para cheirar e marcar com urina em cada caminhada é uma boa idéia.

Em relação a quantidade e intensidade de exercícios variam de cão para cão, e de raça para raça:

  • O objetivo da caminhada não deve ser necessariamente a criação de um atleta, mas precisa de tempo suficiente para o cão se exercitar e para farejar. Um cão de raça grande pode necessitar de exercícios mais intensos, enquanto cães menores podem se contentar com passeios mais lentos, mas as exceções são muitas. Portanto, passeios devem ser adaptados às necessidades individuais de cada animal.
  • Se tiver um espaço protegido (ou seja, um quintal cercado) disponível, pode oferecer brincadeiras, e exercícios aeróbicos.
  • É necessário planejamento nos exercícios, as adaptações são necessárias conforme a idade, capacidade física e raça. Em cães propensos a claudicação (mancar), superaquecimento (cães como Pugs, Bulldogs...) e problemas cardíacos, é necessário evitar situações que possam agravar esses problemas.


Dever do cão


Me deparei com uma nova frase recentemente durante uma pesquisa para uma apresentação num Rotary Club local: Dever do cão(ou pelo menos um que era novo para mim). Esta frase e sua conotação foram instantaneamente familiar, com seus quase 13 anos de idade, meu cãozinho Jack Russell "Terrorista" Buster, estava sentado perto de mim, ansiosamente a espera de sua caminhada noturna. Ele foi deixando claro que era hora de eu cumprir esta obrigação diária.

Quando li esse artigo do Dr. Horwitz ficou claro que essa frase refletia sobre o lado humano de passear com o cão. Se eu não tivesse meu fiel amigo Buster, não haveria razão alguma para me aventurar a noite numa caminhada. Isso é bom para mim? Sim! Os benefícios para a saúde que um animal de estimação pode proporcionar ao ser humano são inúmeros, tais como: redução do colesterol, dos triglicerídeos, da pressão arterial e diminuição do estresse, são os mais conhecidos. Os benefícios que os tutores têm ao passear com seus cães, no entanto são bem menos divulgados. Caminhando com seu cão se tem um impacto positivo sobre a obesidade canina e humana e é bom para a socialização e interação, tanto humana quanto canina (todo mundo no bairro conhece o Buster). Assim, enquanto a caminhada é boa para o cão como o Dr. Horwitz assinala, neste artigo, é bom para as pessoas também.



Mantendo os Humanos Felizes


Ser puxado pelo cão durante o passeio é indesejável, e pode desestimular os tutores a passear com os cães. A caminhada deve ser feita com uma guia, sem pressão, e se houver dificuldades a ajuda de um profissional é recomendada. 

Talvez os tutores terão que abandonar suas caminhadas regulares enquanto o cão aprende a caminhar corretamente, mas a recompensa de um cão bem treinado vai valer a pena o esforço.



Obstáculos para o Sucesso


  • Apesar dos melhores esforços, muitos tutores encontram dificuldades para caminhar com um cão. As queixas comuns incluem a puxar demais a guia, se excitar e latir demais para outros cães e ou pessoas. Nesse caso, como mencionado anteriormente, a ajuda profissional pode ajudar.
  • Ao invés de optar por apenas longas caminhadas, acrescente passeios mais curtos deixando a opção para o animal farejar mais durante uns 10 a 20 minutos de 1 a 3 vezes por semana pode fazer a diferença.
  • Para problemas extremos, a referência de um profissional que utiliza reforço positivo pode ser necessário e pode ajudar na seleção de produtos para o controle adequado durante os passeios.


Resumo


  • Caminhar com os cães incentivam o exercício físico e estímulo mental, tanto dos humanos quanto do animal.
  • Utilização de equipamento adequado para cada tipo de cão faz com que os passeios se tornem mais agradáveis.
  • Deixar animal defecar e urinar (sempre lembrando de recolher as fezes) antes de começar a caminhada permite flexibilidade na duração do passeio.
  • Distâncias e tempos variáveis durante a semana revezando em caminhadas curtas deixando os cães cheirarem bastante, e as longas com maior intensidade físicas oferecem variedade e interação com o ambiente.
  • Maior intensidade de exercícios dependem do próprio cão, e de oferecer condicionamento físico ao animal.

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog ja estou seguindo abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir