25 de julho de 2011

Devo fazer o "rolamento alpha" no meu cão? Não!


Por Dr. Paulo Fernando Deslandes:

O rolamento alpha ficou famoso como forma de limitar os cães, e é amplamente divulgado em um programa de TV. Consiste em forçar o cão a ficar com o dorso no chão e consequentemente com a barriga para cima. A função disso seria a de deixar claro para o cachorro que você o domina num sistema rígido de hierarquia, e assim o animal lhe enxergaria como o dominante na relação. Há indicações que lobos selvagens fariam isso nas alcateias para deixar claro aos submissos que o mesmo é o dominante, mas hoje em dia há bastante controvérsia em relação a isso, principalmente se tratando de cães. A teoria da dominância está desatualizada, e em breve trataremos desse assunto nesse blog.

Se você não consegue executar o “rolamento alpha“ no seu cão, não se preocupe, pois não tem utilidade alguma no relacionamento cão e humano. Se você tem um cachorro e acha que ganharia “respeito” e reconhecimento por ser o dominante na relação executando o rolamento alpha, estudos atuais demonstram que a consequência disso seria desconfiança e medo por parte do cão. 

Na grande maioria dos casos, no dia a dia, as pessoas influenciadas na sua maioria pela mídia, pensam que forçando o cão a se deitar no chão, rolamento alfa, é o procedimento adequado após o animal apresentar agressividade e dessa maneira colocar o cachorro “no seu devido lugar”. 

Quando o cão é agressivo, de início normalmente avisa rosnando. E isso quer dizer que ele está desconfiado e desconfortável com alguma situação, quando o tutor entra com algum tipo de punição física nesse momento as suspeitas do cão são confirmadas e a desconfiança se torna maior ainda. 

Quando você “luta” com seu cão para executar o rolamento alpha existem caminhos que esse processo pode levar. O primeiro é que realmente você é mais forte que seu cão e ele vai desistir de lutar, mas com desconfiança, medo e ressentimentos. E o outro caminho é o cão recuar e ficar na defensiva entrando num estado de “matar ou morrer” e aí as pessoas podem se machucar seriamente.

Ambos os caminhos resultam em cenários de um cão com problemas de confiança. E como todos nós devemos saber, a confiança é a base de todo relacionamento saudável. 

Quando um cão rosnar se mostrando agressivo é melhor prestar atenção à advertência e recuar. Encontre uma distração para acalmar os ânimos e com segurança colocar o cão em um lugar seguro. Em seguida analise a situação com calma para saber com exatidão o que realmente aconteceu. 

Procure o porquê que o seu cão se sentiu ameaçado com sua presença, para que depois possa trabalhar de forma segura e evitar que o animal se sinta ameaçado novamente. Na grande maioria das vezes a agressividade está ligada a objetos ou locais. E tudo isso poderia ser evitado com um treinamento baseado em reforço positivo feito anteriormente. 

Sempre bom lembrar que violência gera mais violência.

Dr. Paulo F. de O. Deslandes
Etologia Clínica - Veterinário especializado em Comportamento Canino e Felino

Site: http://www.ccanimal.com.br

Blog: http://artigoscao.blogspot.com

Twitter: @PauloDeslandes

Facebook: http://goo.gl/beILa

Nenhum comentário:

Postar um comentário