23 de março de 2011

AVSAB alerta sobre os perigos de uma criança durante a interação com os animais

Artigo para quem encara os cães como eternos bebês dotados de enorme compaixão e amor. Quem ama respeita, e respeitar nesse caso é buscar informações sobre como realmente é o comportamento canino:

A Associação Americana Veterinária de Comportamento Animal (AVSAB) alerta sobre os perigos de uma criança durante a interação com os animais demonstrada de forma perigosa em um livro infantil.

Enquanto as crianças são freqüentemente apontadas como tendo uma ligação especial com os animais de estimação, paralelamente, crianças menores de 10 anos de idade estão entre as mais atacadas pelos cães.

Muitos fatores podem contribuir para o ataque de cão em crianças, e um desses fatores são os abraços e beijos que todos amam, mas os cães podem ter interpretações diferentes. Conseqüentemente, a (AVSAB) aconselha que os pais evitem comprar o livro infantil lançado recentemente denominado: "Smooch Your Pooch for their kids" (Smooch seu cão para seus filhos). O livro recomenda que as crianças, para demonstrarem que se importam com os cães, devem lhe dar um abraço em qualquer momento. E esta informação pode causar acidentes de ataques dos cães nas crianças.

Diz um membro AVSAB, Dr. Ilana Reisner, cuja área de pesquisa é a de mordidas de cães em crianças, "Apesar de alguns cães não serem reativos ao serem beijados e abraçados, estes tipos de interações são potencialmente provocadoras numa visão canina, levando a acidentes por mordedura."

Em um estudo publicado pela Reisner e seus colegas na University of Pennsylvania School of Veterinary Medicine, analisou-se 111 mordidas de cães em crianças. E Reisner comenta: "Nós olhamos os cães nas famílias em que as crianças foram mordidas e se constatou que a maioria das crianças tinha sido mordidas por cães que não tinham histórico de agressividade. O mais importante aqui ", diz Reisner," as crianças foram mordidas por cães familiares, com mais freqüência nos contextos de "amigáveis" interações, como beijos e abraços nos seus próprios cães ou gatos. "

O estudo também descobriu que, além de morder durante abraços e beijos, o ato de agachar e o de simplesmente acariciar os cães podem levar a acidentes por mordeduras. Situações como abordar o cão, tocá-los enquanto descansam, chegar perto quando estão com algo que consideram de "enorme valor" (alimentos, brinquedos, um cobertor favorito, ou até mesmo um membro da família) , quando estão feridos ou com medo, podem causar episódios de agressividade com mordeduras. Estes são os tipos de situações em que as crianças que leram o livro infantil citado, podem procurar para interagir com os seus cães.

AVSAB recomenda que as crianças brinquem com cães de uma forma mais produtiva, tais como truques de jogar e trazer bolinhas. Recomendamos também que as crianças evitem aproximar-se ou interagir com os cães que estão deitados, descansando ou dormindo. As crianças, ao invés disso, devem interagir com o cão apenas quando o cão se aproxima de bom grado. Famílias com crianças devem incentivar os cães a serem treinados a ganharem recompensas sempre que houver qualquer tipo de aproximação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário