25 de março de 2009

Cão assassino? Ou não sabemos lidar com ele?

Qual é o cão mais feroz do mundo? Pensou nas raças pitt bull ou rottweiller?

Então errou. De acordo com uma pesquisa feita pela publicação científica Applied Animal Behavior Science, e divulgada pela BBC, o cão mais feroz do mundo é o dachshund, mais conhecido como "cão salsicha".

Segundo a pesquisa, um entre cinco "salsichas" já tentou atacar ou atacou estranhos, e um entre 12, já avançou nos próprios donos.

O levantamento, feito com 6 mil donos de 30 raças de cães direfentes, constatou que as raças com mais tendência a atacar humanos são dachshund e chihuahua. Já os cachorros menos agressivos são os das raças golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.

As raças mais temidas, comos os pitt bulls e rottweillers, ficaram na média de agressividade canina contra estranhos. A má fama destas raças se dá ao fato de os ataques destes cães causam ferimentos mais graves, dizem os especialistas.

E apesar de toda imponência das raças maiores, os pequenos cães costumam ser os mais agressivos.

O que diferencia a pesquisa publicada pela Applied Animal Behavior Science das demais, é que ela não associa a agressividade canina necessariamente à mordida, informou a BBC.

Confira as dez raças mais ferozes:

1. Dachshund
2. Chihuahua
3. Jack Russell terrier
4. Akita
5. Pastor australiano
6. Pit bull
7. Beagle
8. Springer spaniel inglês
9. Border collie
10. Pastor alemão

Fonte: Applied Animal Behavior Science


(minha opinião)

Observo todos os dias as pessoas lidando com seus cães, tanto na rua quanto no meu trabalho. É muito triste constatar que na grande maioria dos casos a pessoas não compreendem em nada seu cão. Criam verdadeiros cão mimados. Cães que vão ao pet toda semana, tomam banhos com os melhores produtos, são escovados diariamente, as vezes a pessoas não deixam nem o cãozinho colocar a pata na rua, só andam no colo. Esses cães geralmente tomam conta da casa, suas vontades são todas prontamente atendidas, por exemplo, deitam no belo sofá e não deixam ninguém sentar, se tentar tirar ele do conforto pode ter certeza que vai tomar uma "dentada". Verdadeiro "generais" das casas, animais que as vezes não pesam nem 5kg dominando um grupo inteiro de seres humanos. E muita gente acha isso normal, e pior, reforçam o comportamento agressivo. Tentam acalmar o cachorrinho fazendo carinho enquanto ele rosna a ponto de morder quem chegue perto. Meus amigos, a psicologia canina é diferente, na cabeça do cãozinho quando ele rosna e você faz carinho pra tentar acalmá-lo, pra ele, é como se você estivesse dizendo que é muito legal esse comportamento. E conforme a repetição desse "adestramento" é feita, a situação só piora. E isso é só um dos inúmeros exemplos de atitudes a não serem tomadas. Cães vivem necessitam de limitações, precisam sentir que são os convidados nas nossas casas, e não o anfitrião. E existem animais que trazem na sua bagagem genética o comportamento de dominante, que podem se tornar perigosos quando não se tem limites desde de filhote. Se a pessoa não compreender nada de psicologia canina, não souber como funciona a cabeça do cão pode ter certeza que irá ter problemas, não tenho dúvidas. Procure um profissional qualificado que realmente entenda de comportamento canino, para que te oriente no sentido de adquirir um cãozinho para sua realidade, ou de orientar no caso de já ter um cão em casa e o mesmo estiver causando problemas. Tenho certeza absoluta que sua visão em relação aos cães irá se modificar bastante, e conseqüentemente o relacionamento entre você e o seu melhor amigo irá melhorar e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário