24 de março de 2009

Raça do Scooby-Doo é a que mais estraga a casa, diz pesquisa

Os cães da raça dogue alemão – conhecidos pela estatura alta - são os mais destrutivos, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira em Londres.

A sondagem, realizada pela empresa de seguros esure, entrevistou 3 mil donos de cachorros para identificar qual raça causava mais estragos em casa.

Os cães da raça dogue alemão, também conhecida como dinamarquês, apareceram em primeiro lugar no ranking dos mais destrutivos, e a estimativa é que os donos de cães dessa raça gastem cerca de £669 (R$2 mil) durante a vida do animal em reparos na casa.

Curiosamente, a raça chihuahua – a menor do mundo – apareceu em segundo lugar, com uma estimativa de gastos de £638 (R$1910) com os estragos causados pelos cães.

“O mais surpreendente é que o pequeno chihuahua ficou na segunda posição. É impressionante que a menor das raças pequenas possa causar tanta destruição”, disse Mike Pickard, chefe de risco e subscrição da esure.

Em terceiro e quarto lugar apareceram, respectivamente, as raças mastiff e basset hound. Em quinto ficaram os cães da raça whippet.

Estragos

De acordo com a pesquisa, os estragos mais comuns provocados pelos dogues alemães são arranhões nas portas e rasgos nos sofás e poltronas.

Já os chihuahuas estragam a casa ao mastigar pedaços de sofás e almofadas, enquanto os mastiffs e os basset hounds mastigam pedaços da porta.

A sondagem identificou ainda os estragos mais comuns entre as diversas raças são arranhões nas portas, manchas em carpetes e roupas destruídas.

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmaram que seus cães causaram a maior parte dos estragos enquanto ainda eram filhotes, mas 14% declararam que tiveram que lidar com os estragos durante a vida adulta do cão.

Pickard afirma que há algumas formas de reduzir o comportamento destrutivo dos cachorros.

“Para ajudar a minimizar o comportamento destrutivo dos cães, os donos devem lembrar de treinar os animais desde quando são filhotes, manter a boa saúde através de consultas ao veterinário e fazê-los praticar bastante exercício. Um cachorro entediado é quase sempre um cachorro destrutivo”, disse.

Fonte: www.bbc.com.uk


(minha opnião)

Destaque para o último parágrafo. O treinamento com os cães, para maior eficiência, deve ser o de forma profilática, ou seja, prevenir comportamentos indesejáveis no futuro. De que forma?

1° - Certificar-se que o nível de energia da raça seja compátivel com seu tempo disponível, para se dedicar aos exercícios e educação do cão. Se não tiver tempo disponível para o cão é melhor escolher outro animal de estimação que não necessite de tanta interação.

2° - Ao trazer o cãozinho pra casa, a partir dos 2 meses, contratar um profissional habilitado para lidar com Comportamento Canino, que difere do adestramento de truques. Esse profissional irá trabalhar de maneira que se possa prevenir problemas futuros.

3° - E principalmente oferecer muito exercício ao seu amigo! Lógico que cada animal tem uma energia diferente, e ainda devemos respeitar os horários em que o sol está muito forte. Os cães na natureza percorriam vários quilômetros todos os dias. Esse animais tem na sua genética a necessidade de caminhar. E não pensem que um quintal enorme é suficiente para eles. Necessitam de estímulos novos, de locais diferentes dos que já conhecem rotineiramente. Lembre-se: Cão feliz é cão cansado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário